top of page
Buscar
  • Comercial

Protocolos de Higienização e Segurança em Meio à Crise do COVID-19




Sabe-se que a pandemia do COVID-19 assolou o mundo ao trazer preocupações sanitárias graves para a população, além de causar uma série de alterações nas interações humanas e sociais. Com isso, foi necessário implementar diversos procedimentos e protocolos a fim de assegurar mais cuidados aos seres humanos.


No nosso terceiro post do quadro #FlashbackFriday, vamos relembrar a live sobre “Protocolos de Higienização e Segurança em Meio à Crise do COVID-19”, com Sérgio Lomachinsky (Diretor Executivo do Grupo EBEM/TECSAÚDE) e Júlio Gehring (Consultor de Empresas e Auditor Líder). Para saber mais detalhadamente sobre, confira o texto a seguir.


Aplicabilidade de Protocolos Assertivos para a Organização


Com a pandemia do COVID-19, a população foi alertada para seguir medidas de higienização e proteção a fim de garantir não somente o cuidado a si mesmo, como também aos outros.


Por ser um período de muitas incertezas, Sérgio afirmou que é necessário estarmos atentos às normas e aos protocolos aplicados pelas organizações ao retomarem os negócios de forma presencial, já que podem existir irregularidades e/ou falhas na segurança.


Segundo Júlio, um ponto muito importante a ser levado em consideração é que os protocolos não podem ser únicos para todos, ou seja, é fundamental analisar todas as variáveis de um determinado estabelecimento a fim de desenvolver protocolos que realmente sejam assertivos e atendam às necessidades esperadas. Por exemplo, um hotel deve ter protocolos de segurança que sejam diferentes de um hospital, já que são ambientes completamente diferentes entre si.


Para que todos os protocolos sejam assertivos e garantam uma proteção à população, é necessário que todos colaborem ativamente para o cumprimentos destes, pois caso contrário, só existirão normas não funcionais, afirmou Júlio.

A Biossegurança em Diversos Segmentos

Há quem considere que a biossegurança é voltada, única e especificamente, para a setor da saúde, porém essa área de conhecimento vai muito além. Por se tratar de um conjunto de ações voltadas para a prevenção de riscos e proteção aos envolvidos, a biossegurança está presente em diversos segmentos afora.

Como citado anteriormente, a pandemia atual foi fundamental para que medidas de higienização fossem implementadas nas mais diversas organizações, como em hospitais, restaurantes e hotéis. Porém, somente colocar em prática não é o suficiente, afirmou Júlio. Segundo ele, protocolos e procedimentos são assuntos de Gestão, por se tratarem de temas que precisam ter um olhar atento para melhorias contínuas a partir de acompanhamentos e monitoramentos constantes.

Segundo Júlio, o ponto-chave é a exigência: quanto mais pessoas buscarem referências confiáveis e exigirem medidas de segurança, mais as organizações terão o cuidado e a responsabilidade em aplicar protocolos seguros e sistêmicos.


Para assistir a live na íntegra, acesse o link a seguir: https://www.instagram.com/tv/CCKD_1aHbM7/?igshid=b90zdfzlr0xw


65 visualizações0 comentário
bottom of page