top of page
Buscar
  • Foto do escritor Anne Stegmann D'Antona

O que é Acreditação Hospitalar e os seus benefícios

Você sabe o que é a acreditação hospitalar e conhece os benefícios dessa solução? É provável que sim, caso atue no âmbito da saúde.


De início, o que podemos dizer é que se trata de um procedimento que pode fazer com que uma unidade de saúde, seja hospital, laboratório, clínica ou consultório, aperfeiçoe seus processos, de maneira a melhorar a qualidade do serviço que oferece.


O que é a Acreditação Hospitalar?


De acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), podemos compreender a acreditação hospitalar como um processo de avaliação de instituições prestadoras de serviços na área de saúde para verificação do cumprimento de requisitos criados, com o objetivo de aperfeiçoar a segurança e a qualidade no serviço prestado.


Conforme a instituição, para que uma organização seja acreditada, é preciso “comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, os quais são reconhecidos internacionalmente.” A ONA possui atualmente 03 níveis de acreditação: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência, cada um com requisitos específicos, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde.


Também podemos destacar outras metodologias de Acreditação presentes no mercado nacional, como a Joint Comission e a QMentumInternacional que também orientam e monitoram padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.


Qual é o objetivo da Acreditação Hospitalar?


Para especialistas em Engenharia Clínica, a acreditação hospitalar é um procedimento que busca estimular a melhoria contínua dos processos das instituições de saúde, por meio do estabelecimento de padrões e de metas que devem ser observadas por elas em seu dia a dia operacional.


A Engenharia Clínica em Instituições Acreditadas ONA deve, dentre diversas outras atividades, gerenciar as manutenções corretivas, estabelecendo metodologias para garantir a rastreabilidade e indicadores de performance, como por exemplo o tempo médio para atendimento dos chamados corretivos, categorizados por criticidade do atendimento.


Vamos compartilhar com vocês em breve um post com as principais atividades da Engenharia Clínica para atendimento aos padrões da metodologia ONA, atualizadas para a nova versão do manual lançada em 2020!


Quais são os princípios da Acreditação Hospitalar?


Na visão da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, responsável pela gestão dos hospitais universitários federais), a acreditação hospitalar é pautada pelos princípios da educação, do método e da técnica. Em outras palavras, é uma estratégia que se vale desses três princípios para promover uma melhoria contínua dos processos no âmbito de uma unidade de saúde.


Além disso, a intenção é incorporar tais princípios na cultura de uma instituição de saúde, para que assim ela adote boas práticas e alcance os seus objetivos não só de maneira mais ágil, mas com qualidade e eficiência.


Benefícios da Acreditação Hospitalar


Por se tratar de um procedimento ou estratégia que busca garantir a melhoria dos processos de uma instituição de saúde, ela acaba por fornecer diversos benefícios, a saber:


- Maior qualidade na assistência à saúde;

- Segurança para os pacientes, bem como para os profissionais;

- Melhoria do clima organizacional, considerando o alcance da melhoria dos processos;

- Melhora, em geral, do desenvolvimento institucional;

- Promoção do trabalho integrativo, de maneira a unificar os interesses dos departamentos;

- Imagem positiva da instituição de saúde perante os profissionais, pacientes e sociedade, em geral.


Como vimos, a acreditação hospitalar é uma estratégia fundamental para a instituição de saúde que deseja melhorar o seu desempenho e, assim, alcançar os seus objetivos com agilidade, eficiência, qualidade e produtividade.


Hoje, a acreditação hospitalar ONA já foi abraçada por mais de 800 instituições de saúde de todo o Brasil, dentre estas cerca de 330 Hospitais, como o Hospital Albert Einstein, o Hospital Evangélico de Londrina, o Hospital Santa Helena (SP) e a Unimed Natal, mostrando a abrangência e relevância, indicando que ela se fortalecerá ainda mais ao longo dos anos.


A TECSAÚDE tem ampla experiência com a implantação dos padrões de qualidade de Engenharia Clínica adequados a todos os níveis de acreditação, tendo apoiado mais de 50 instituições neste processo, seja com soluções contínuas de Engenharia Clínica ou consultorias pontuais.


Ficou interessado nessa solução e gostaria de adotar em sua instituição de saúde? Entre em contato conosco e agende uma reunião!


Somos especialistas em Engenharia Clínica e podemos, juntos, apoiar a sua instituição a crescer com qualidade e segurança.

21.480 visualizações3 comentários
bottom of page