top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnne Stegmann D'Antona

O impacto da Engenharia clínica para tomada de decisões em tempos de crise

A promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação de pessoas têm nas tecnologias em saúde grandes aliados. E, especialmente em tempos de crise, o poder da tecnologia aplicada à saúde aponta caminhos e soluções.

São inúmeros os aparatos, dispositivos médicos, procedimentos, equipamentos, sistemas organizacionais e de suporte desenvolvidos com objetivo de proporcionar a melhoria nas condições e cuidados aos pacientes.

No entanto, os benefícios para a qualidade de vida dos pacientes e as facilidades para o trabalho de organizações e profissionais do setor dependem diretamente de uma gestão eficiente dos recursos disponíveis.

Esse papel de gerenciamento é também exercido pela Engenharia Clínica, área responsável por disponibilizar equipamentos seguros, viabilizar procedimentos e promover a incorporação tecnológica, unindo conhecimentos do campo da engenharia e técnicas gerenciais.


Tomada de decisões em tempos de crise


Cenários de crise — seja ela sanitária, econômica ou política — impõem desafios diversos a diretores e gestores de hospitais, clínicas e laboratórios. Como gerenciar estrategicamente essas organizações em busca de um crescimento duradouro em uma época marcada por tantas incertezas?

No âmbito da Engenharia Clínica, é preciso atrelar metodologia, software, testes e treinamento para obtenção de resultados positivos, ainda mais otimizados e com controle de custos, já que em tempos de incertezas, garantir a sustentabilidade financeira se torna ainda mais crítico.

Outra questão-chave é a informação. A disponibilidade de dados precisos é fundamental para o planejamento estratégico, para evitar imprevistos e desperdício de recursos, além de subsidiar as tomadas de decisões que guiarão o futuro.

O processo deve ser contínuo e adaptado às particularidades e infraestrutura de cada instituição, com a realização ainda mais frequente de reuniões táticas para otimização dos serviços de engenharia, bem como o apoio em todas as etapas de negociação, aquisição e instalação de equipamentos e produtos.


Soluções em engenharia clínica


Com tantos conhecimentos, processos e cuidados em jogo, cresce o papel das empresas especializadas em serviços de Engenharia Clínica. Estas oferecem desde suporte pontual a soluções completas, assumindo as atividades do setor como um todo.

Presente em 20 estados e 160 hospitais, a TECSAÚDE é o maior grupo de engenharia clínica do Brasil. Pioneira no Nordeste neste seguimento e com atuação em território nacional desde 2005, a empresa tem mais de 20 anos de experiência, trajetória que garante excelência na implantação do serviço de Engenharia Clínica, com respeito aos padrões de qualidade exigidos pelas diversas entidades certificadoras.

Entre os serviços oferecidos estão elaboração de planejamento estratégico, implantação de requisitos de qualidade específicos, apoio ao Capex (despesas de capital) e Opex (despesas operacionais), gerenciamento de manutenções, consultoria e projetos para hospitais em construção.

São mais de 40 hospitais acreditados e 100% dos setores de Engenharia Clínica de clientes certificados em auditorias de qualidade.

Quer saber mais? Entre em contato para agendar uma reunião por meio do site ou dos telefones (81) 3127-9150 ou (11) 99207-4064 e saiba como iniciar uma parceria ética e qualificada na área.


97 visualizações0 comentário
bottom of page