top of page
Buscar
  • Comercial

Melhorias de Processos na Engenharia Clínica com Aplicação de Lean Six Sigma

Atualizado: 10 de ago. de 2021

As ferramentas do Lean Six Sigma para o sistema de gestão da Engenharia Clínica, tem o poder de proporcionar melhorarias significativas em relação à eficiência e qualidade dos serviços prestados, podendo servir como auxílio para o cumprimento do planejamento estratégico e tomada de decisão.

A manutenção corretiva de equipamentos médico-hospitalares quando não bem gerenciada, pode acarretar enormes impactos financeiros e assistenciais para as Instituições de Saúde, devido a diversos tipos de desperdícios ou problemas.

Visando a melhoria da performance da resolutividade de manutenções corretivas de um Hospital Público, a equipe de Engenharia Clínica do grupo EBEM/TECSAUDE, realizou um projeto utilizando a metodologia do DMAIC para identificação das principais causas de quebras dos equipamentos que mais impactavam no indicador de manutenção corretiva.

Com os resultados obtidos do projeto, através da implementação do plano de ação, alcançou-se por 12 meses seguidos a meta para resolução de ordens de serviço corretivas, obtendo uma média mensal de 92% de resolutividade das ordens que eram geradas no mês. Além da meta alcançada, obteve-se outros resultados de impacto financeiro, assistencial e organizacional.



Gráfico: %Resolutividade de ordens de serviço corretivas


Esse foi um projeto aplicado liderado pela Coordenadora de Tecnologias Médicas Ana Laisi Parente, desenvolvido durante a Pós-Graduação de Excelência Operacional na área da Saúde do Hospital Albert Einstein e publicado no X Congresso de Lean Six Sigma, promovido pela Universidade Federal Fluminense, clique abaixo e faça o download da apresentação do projeto.

MELHORAR A RESOLUTIVIDADE DAS ORDENS DE SERVIÇO CORRETIVAS_tec (1)
.pdf
Download PDF • 1.70MB

Está buscando maior resolutividade nas suas manutenções? Não hesite em nos procurar para conhecer mais dos nossos serviços através do telefone (81) 3127-9150 ou via e-mail através do comercial@tecsaude.com.br.



701 visualizações1 comentário
bottom of page