Buscar
  • Yuri Araújo

No aporte de novas tecnologias como a integração de Engenharia Clínica e Hospitalar mitiga erros

A Engenharia Clínica é um processo crucial para qualquer tipo de instituição de saúde, por requisitar para as tecnologias médicas as condições ambientais necessárias ao seu perfeito funcionamento, incluindo os recursos humanos e de infraestrutura. Falando em espaço, a Engenharia Hospitalar é um processo em que função e forma são estudados para entregar o melhor resultado operacional possível. Esta disciplina aborda desde a construção do espaço até sua manutenção, focado nos recursos físicos e ambientais requisitados para as solicitações da assistência.

É apenas através da integração entre ambos os conceitos que é possível ter o ambiente ideal, seguro e confortável, para realizar as atividades e atender bem o público. Então, continue lendo o post para entender a importância da integração da Engenharia Clínica e Hospitalar e como a tecnologia ajuda neste processo.


Integração da Engenharia Clínica e Hospitalar ajuda a mitigar erros

Apesar de seguir caminhos diferentes, tanto a Engenharia Clínica quanto a Hospitalar ajudam a trazer mais segurança e conforto para as instituições de saúde. Portanto, nada é mais natural do que a integração entre ambos, ainda mais visto que se complementam. Por exemplo, a Engenharia de Manutenção Predial Hospitalar busca otimizar a longevidade do prédio, através da gestão de todos os ativos, como as próprias edificações, as utilidades e todo o parque instalado, incluindo a ergonomia de espaços, mobiliários e do próprio equipamento. Logo, não somente a integração entre Engenharia Clínica e Hospitalar é natural, mas também ajuda a mitigar erros. Ao pensar em ambas em conjunto, o prédio já está mais bem preparado para atender todas as particularidades de um hospital. Existe mais espaço para movimentar equipamentos grandes e delicados, enquanto salas são reforçadas, de acordo com a necessidade.


Qual é o papel da tecnologia na integração entre Engenharia Clínica e Hospitalar?

Neste sentido, a tecnologia tem um papel crucial. Existem diversos softwares específicos, que podem ajudar a facilitar esta integração, se transformando em uma espécie de agregador de informações. A tecnologia permite a integração entre as duas disciplinas, em praticamente todas as fases da construção de um prédio. É uma forma de facilitar a colaboração digital, garantindo que a comunicação é alinhada em todas as partes do processo. Assim, cada um pode contribuir com sua especialidade. A tecnologia pode ajudar a mitigar erros, trabalhando em diversos aspectos da preparação de um prédio. Por exemplo, você pode avaliar quais são os processos que mais geram dificuldades, no momento de construir algo tão específico como uma instituição de saúde? É uma forma de destacar desde o início da jornada, quais são as etapas que precisam ser melhoradas e que demandam mais atenção. Além disso, também é uma forma de alinhar o seu time, que precisa ser muito bem preparado para este desafio. Está pronto para combinar tecnologia na integração entre Engenharia Clínica e Hospitalar para diminuir os erros e ter a instituição de saúde ideal? Então, entre em contato conosco para agendar uma reunião, pelo site da TECSAÚDE ou pelo telefone, para conhecer melhor os serviços da maior empresa especializada em Engenharia Clínica do Brasil!


55 visualizações
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

(11) 99207-4064

(81) 3127-9150

R. Silvia Ferreira, 01 - Piedade, Jaboatão dos Guararapes - PE, 54400-220, Brazil