Buscar
  • TECSAÚDE Engenharia Hospitalar

A infraestrutura nos Hospitais de Campanha, aspectos técnicos e mercadológicos.

Na quinta-feira 18/06 o nosso Instagram recebeu mais um bate papo, desta vez a live contou com Yuri Araújo e Felipe Suassuana (Gerentes Regionais de Operação), mediados por Iliane Alencar, presidente do conselho.


Seguem alguns destaques dos temas abordados:


Quando falamos em Infraestrutura para Hospitais de Campanha, antes de mais nada não podemos esquecer da Arquitetura Hospitalar. O estudo de espaços e fluxos, a observância

às normas, a atenção aos requisitos mínimos de instalações, são fundamentais para que a unidade se apresente segura para a assistência e pacientes.


Os cadernos de instalações precisam ser igualmente cuidados, pois o fato do hospital ser temporário não exime a responsabilidade diante de questões de segurança das diversas redes presentes, como rede elétrica com a apresentação mínima de circuito, rede de gases medicinais e vácuo, garantindo a vazão necessária para cada paciente e equipamento, redes de climatização, com a renovação e filtragem necessária do ar evitando contaminações cruzadas, e como Felipe muito bem colocou, toda a infraestrutura necessária ao perfeito funcionamento do parque de equipamentos médicos precisa ser igualmente prevista, por exemplo, estas unidades de Campanha também devem contar com equipamentos de hemodiálises que requerem instalações de redes elétricas e hidro sanitárias específicas.

Foi discutido que do ponto de vista mercadológico, o processo decisório é sem dúvida o maio desafio nestas instituições temporárias, onde não existiu tempo hábil para que todos os fluxos de informação fossem mapeados. Outro desafio foi garantir a continuidade do atendimento, que demandou a contratação temporária de equipes em regime de contingência prevendo baixas das equipes próprias por contágio do Covid.


Para os hospitais públicos alguns atores aparecem no processo decisórios: Inicialmente as secretarias de infraestrutura, responsáveis pela construção dos hospitais, onde as demandas recorrentes são de apoio a projetos, acompanhamento de obras e fiscalização das instalações ora contratadas junto a empresas construtoras locais ou nacionais.


Em seguida, as unidades recebidas pelas secretarias de saúde, solicitaram apoio na especificação e compra dos equipamentos a serem aportados, no entanto, para a operação das unidades, tendo em vista a velocidade para contratação de todo um contingente em saúde, entidades filantrópicas e organizações sociais, necessitaram de apoio na disponibilização de equipes técnicas de engenheiros e técnicos de equipamentos médicos, normalmente em regime de 24 horas, para o cuidado e pronto atendimento ao parque de equipamentos entregues à assistência.


Esta troca de interlocução e velocidade de atendimento, muitas vezes para um mesmo estabelecimento assistencial foi sem dúvidas uma experiência sem igual para a gestão dos negócios na empresa.

Os convidados também destacaram durante a live o nosso maior valor: A qualificação de nossas equipes técnicas.


O fato de estarmos atuando exclusivamente na área de saúde, há mais de 20 anos, atualmente em cerca de 20 Estados e 160 hospitais, possibilitou um grande aprendizado a partir da troca de experiências vividas nestas diversas unidades de saúde espalhadas por praticamente todos os estados deste gigantesco País.


Quando enfrentamos a implantação dos hospitais de campanha, reunimos alguns dos gerentes regionais envolvidos nas ações de campanha, trocamos estas experiências vividas, mitigando erros e acelerando a solução de problemas diversos, tomando como base os erros e acertos do processos vivenciados anteriormente.


De igual sorte, a cada experiência vivida nestes hospitais, estamos tendo a oportunidade de trocar experiências, aumentando a nossa eficiência e eficácia em servir e buscando sempre os melhores resultados. Conte conosco para prover uma Solução de Engenharia Clínica ou Hospitalar para sua instituição.


0 visualização
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

(11) 99207-4064

(81) 3127-9150

R. Silvia Ferreira, 01 - Piedade, Jaboatão dos Guararapes - PE, 54400-220, Brazil