top of page
Buscar
  • Comercial

A importância da Engenharia Clínica para viabilizar segurança dos pacientes com Covid-19

A crise provocada pelo novo Coronavírus não tem precedentes. O mundo nunca passou por nada como isso na sua história recente. Como uma voz em uníssono, profissionais de todas as áreas fazem o que estão ao alcance para acelerar a nossa volta à normalidade. A Engenharia Clínica é um dos destaques no meio da pandemia. Mas como ela pode viabilizar a segurança dos pacientes?

Os profissionais formados nessa área têm a capacidade de ajudar no combate à doença através de planejamento, gestão, qualidade e segurança de equipamentos hospitalares. Dessa forma, são um auxílio essencial àqueles que estão na linha de frente contra a doença: os profissionais da saúde.



Quais são as funções da Engenharia Clínica?


A principal função desta área, em qualquer momento, não apenas em crises, é gerenciar e manter o parque tecnológico de unidades hospitalares. Assim, são responsáveis por aquisição, manutenção, calibração, conserto e descarte dos equipamentos médico-hospitalares.


Portanto, são profissionais fundamentais na luta contra uma doença, afinal são eles que zelam pelo uso seguro e adequado de qualquer equipamento. Esse cuidado pode garantir um bom tratamento e segurança para milhares de pacientes.

A resposta correta e confiável de um equipamento à enfermidade de um paciente é possível graças ao trabalho de uma equipe de Engenharia Clínica.

Além disso, eles também são capacitados para repensar na infraestrutura do local que receberá muitas vítimas. Um exemplo é transformar o que antes era uma ala de enfermaria em espaços de UTI.

Desse modo, os profissionais agem de acordo com as adequações necessárias de um espaço ou instrumento. O objetivo, sem dúvidas, é assistir às vítimas e evitar um colapso de hospitais e sistemas de saúde.



A Engenharia Clínica e a pandemia de Coronavírus


Nenhum país do mundo está preparado para receber essa enorme quantidade simultânea de pacientes em seus hospitais. Pode não haver leitos suficientes, ou até mesmo médicos e equipamentos. De fato, o rápido contágio do Covid-19 desequilibrou os sistemas de saúde, em um nível global e nunca antes visto.

Como falamos anteriormente, o preparo de um parque tecnológico dentro de unidades hospitalares é uma das principais funções da Engenharia Clínica. Durante uma pandemia, um momento em que não temos muitas respostas e sim um trabalho exaustivo, é primordial que os aparelhos certos estejam operantes.

Ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos, bombas de infusão e outros equipamentos precisam da experiência e técnica de uma equipe capacitada para não porem em risco a vida e a saúde de nenhum paciente.

Nesse momento, técnicos e engenheiros clínicos devem entrar em contato com profissionais da área, e se possível, de outros países do mundo para compartilhar informações preciosas. O que está dando certo, o que pode mudar e o que não fazer.

Neste momento acompanhamos diversas ações envolvendo Empresas de Engenharia Clínica, Montadores de Automóveis, Acadêmicos e Profissionais Liberais em esforços coletivos para aumentar a disponibilidade dos equipamentos de suporte à vida nas unidades hospitalares, recursos críticos e escassos.

O combate ao Covid-19 é um dever de todos. Enxergamos o trabalho de quem atua na frente da luta, mas existe muito esforço oculto por trás e ele também está salvando vidas.

Deseja saber mais sobre o papel da Engenharia Clínica? Entre em contato conosco e agende uma reunião!


645 visualizações0 comentário
bottom of page