top of page
Buscar
  • Foto do escritorErika Trindade

A atuação da Engenharia Clínica em Clínicas e Hospitais Veterinários

Todos podem já ter percebido que a Engenharia é importante e é sinônimo de desenvolvimento. Por meio dela, novas ferramentas são pensadas e criadas para contribuírem com a qualidade de vida das pessoas, incluindo algumas melhorias destinadas à:

- Mobilidade urbana;

- Infraestrutura;

- Hidráulica;

- Automação industrial;

- Desenvolvimento de software;

- Entre outros.


Entretanto, o que muitos ainda não sabem é que também existe a Engenharia Clínica. Mas em que consiste esse ramo? Você também sabia que ela está presente até no meio veterinário?


O que é Engenharia Clínica?


O nome já nos remete ao seu significado: essa Engenharia é relacionada à medicina. Mais especificamente, está ligada à criação novas tecnologias e gestão de equipamentos médicos para tratamento e diagnóstico de pacientes, humanos ou não, em unidades de saúde.


Quando um estabelecimento de saúde está sendo construído, por exemplo, é de extrema importância que profissionais especializados da área acompanhem todo o processo. Eles que irão especificar os equipamentos necessários para atendimento às normas vigentes e às necessidades do cliente, acompanhar a obra, checar os requisitos de instalação dos equipamentos, conduzir as instalações, realizar testes, prover treinamentos operacionais e muito mais. A Engenharia Clínica, ainda, dá suporte em todo o ciclo de vida destas tecnologias, incluindo a realização das manutenções dos equipamentos, calibrações, qualificações e até o seu descarte. Essas ações são de grande relevância para a redução dos custos e promoção da segurança em uma unidade de saúde.


Em resumo, essa subárea derivada da Engenharia Biomédica, visa manter os recursos tecnológicos hospitalares funcionando com maior qualidade, eficiência e segurança durante todo seu ciclo de vida para melhor atender quem precisa deles.


Mas você sabia que a Engenharia Clínica também pode fazer parte da vida dos nossos bichinhos? Entenda um pouco mais abaixo.


Engenharia Clínica e nossos animais de estimação



É fato que as pessoas gostam de ter um amigo pet: os bichinhos já se tornaram parte das famílias e muitos são considerados como filhos! Segundo dados do Instituto Pet Brasil, os brasileiros têm cerca de 54,2 milhões de cães vivendo como animais de estimação. O Brasil é o segundo principal mercado pet do planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.


Com tanto cuidado, a expectativa de vida dos bichinhos tem aumentado, fazendo com que cada vez mais os tutores procurem soluções que melhorem a qualidade de vida de seus pets. Isto explica o crescimento no número de clínicas e hospitais veterinários em nosso país.


Já pensou se um dia seu amiguinho precisar ficar internado? A quem confiar a vida dele? Certamente, um hospital ou clínica que possua uma Solução Especializada garante ainda mais credibilidade aos tutores. Um ambiente precavido o deixará mais confiante e o tutor deverá optar em levá-lo em um estabelecimento onde sabe que tudo está funcionando com qualidade e segurança para melhor atender seu animalzinho, não é?


Invista onde os concorrentes não investem


A medida que o tempo passa, este mercado só cresce e investe cada vez mais em novas tecnologias, todavia, estas trazem riscos e custos agregados. A Engenharia Clínica é um diferencial para o seu hospital veterinário!


Os processos desde a identificação dos melhores equipamentos, apoio nas negociações, manutenção e gestão do ciclo de vida são totalmente eficazes, validados em hospitais há mais de 2 décadas e cada vez mais encontram adesão ao modelo de negócio do segmento veterinário. Estas ações contribuem de maneira significativa para um maior controle dos custos gerenciais e operacionais, bem como incrementam a segurança do paciente PET.


A TECSAÚDE entende do assunto quando também se trata do Petcare. Se você está pensando em abrir uma clínica ou hospital veterinário, ou ainda valorizar o seu estabelecimento já existente, entre em contato conosco!


A implantação Engenharia Clínica na veterinária é muito rápida e efetiva. A TECSAÚDE atua dentro dos padrões de qualidade exigidos por diversas empresas certificadoras, o que também contribui para melhoria contínua dos serviços prestados aos mais diversos estabelecimentos de saúde em todo o país.


387 visualizações1 comentário
bottom of page